Batalha / Pia do Urso

Sendo o primeiro Centro de BTT do país homologado pela UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo, esta infraestrutura turística e desportiva é dirigida aos praticantes do BTT, independentemente da sua condição física e técnica.
A rede de percursos do Centro de BTT é extensa e faz jus à qualidade, reconhecida a nível nacional, dos inúmeros singletracks, caminhos rurais, zonas técnicas e paisagens de grande beleza - algumas das quais protegidas ambientalmente - que caracterizam o território da Estremadura.
O Centro de BTT da Batalha tem a sua “porta” principal na aldeia turística de Pia do Ursos, onde se localiza edifício receção principal dotado de balneários, instalações sanitárias, área informativa e uma zona para lavagens e pequenas reparações das bicicletas. Dispõem de uma rede de trilhos cicláveis e devidamente sinalizados num total de 265 Km, divididos em quatro níveis de dificuldade.
Sendo de utilização gratuita, à exceção da lavagem das bicicletas. Para a utilização desta área, os utentes devem adquirir as respetivas fichas no Centro de Acolhimento e Interpretação da Pia do Urso, no "Bar da Pia", no Restaurante "Piadussa", na "Loja de Artesanato Gamm" ou na "Loja do Urso" localizados na aldeia de Pia do Urso, onde está instalado o Centro de BTT. Os equipamentos em causa não aceitam moedas.   Os percursos do Centro de BTT percorrem os Concelhos da Batalha, Porto de Mós e Leiria.
Para além do BTT, o Concelho da Batalha oferece ainda excelentes condições para a prática do Pedestrianismo e da Escalada, aliando a esta oferta uma interessante lista de património natural e construído classificado. Do EcoParque Sensorial da Pia do Urso, às Grutas da Moeda, do Mosteiro de Santa Maria da Vitória ao Museu da Comunidade Concelhia, dos inúmeros eventos que decorrem todo o ano no Concelho, são múltiplos os motivos de interesse para nos visitar.

Inaugurado a 25/03/2012.
De Sul ou Norte: pela A1 (Auto-Estrada do Norte), Saída n.º8 - Fátima / Ourém / Batalha (Km 114) e seguir rotunda Norte de Fátima em direcção a S. Mamede.

De Oeste: Pela EN 356 (Estrada Nacional), ligando Batalha a São Mamede. Em S. Mamede seguir as indicações para Pia do Urso.
Verão: 9h00 - 19h00
Inverno: 9h00 - 17h00
  • Turismo Rural
  • Restaurante
  • Café
  • Balneários c/Banhos Gratuitos
  • WC
  • Lavagem de Bicicletas Paga
  • Oficina Self-Service
264 Km trilhos sinalizados
4 Níveis de dificuldade
7 Percursos

Percursos

P1
+
Percurso em forma de raqueta, com início e fim comuns e parte central circular, com passagem em São Mamede, onde se pode também iniciar na prática de BTT. Desenvolve-se essencialmente por caminhos rurais atravessando zonas agrícolas, olivais, eucaliptal e pinhal.
Distância: 12,5 Km / 7,7 mi
Tempo: 1h00 - 2h00
Desnível Acumulado: 150 m / 492 ft
P2
+
Percurso circular que percorre caminhos rurais e trilhos de floresta com alguma pedra calcária. Interesse paisagístico e patrimonial associado às aldeias e zonas naturais no planalto de São Mamede.
Distância: 27,1 Km / 16,8 mi
Tempo: 2h00 - 3h30
Desnível Acumulado: 538 m / 1765 ft
image
P3
+
Percurso circular por caminhos rurais, trilhos e single tracks florestais, apresentando muita pedra calcária no piso. Interesse paisagistico e patrimonial associado às aldeias e zonas naturais do planalto de São Mamede, alto da Maúça e Reguengo do Fetal.
Distância: 37,8 Km / 23,5 mi
Tempo: 2h30 - 4h30
Desnível Acumulado: 844 m / 2769 ft
image
P4
+
Percurso em forma de 8, podendo ser iniciado na vila da Batalha. Percurso exigente mas espetacular. Aconselha-se muita preparação e/ou fazer em dias com muitas horas de luz. Percorre todo o concelho com vários tipos de trilhos incluíndo seclões técnicas e com declives fortes.
Distância: 92,5 Km / 57,5 mi
Tempo: 5h30 - 9h00
Desnível Acumulado: 1950 m / 6400 ft
image
P5
+
Percurso circular coincidente com a secção sul do P4, com muita pedra, single tracks e caminhos rurais e florestais. Interesse paisagístico sobre o polje de Mira-Minde e Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
Distância: 26,2 Km / 16,3 mi
Tempo: 1h45 - 3h15
Desnível Acumulado: 500 m / 1640 ft
P6
+
Percurso circular pensado para ser iniciado na vila da Batalha mas também pode ser feito a partir da Pia do Urso, percorrendo a parte central da rede de percursos e alguns pontos emblemáticos como a Maúça e Reguengo do Fetal, por caminhos com alguma pedra não sendo muito técnicos.
Distância: 54,5 km / 33,9 mi
Tempo: 3h30 - 5h30
Desnível Acumulado: 1330 m / 4364 ft
P7
+
Percurso curto circular com partida/chegada à Vila da Batalha, fácil por pinhais e eucaliptais em praticamente toda a extensão apenas subindo um nível devido ao setor conhecido por "Amazónia" de single track técnico, de curta duração.
Distância: 19,4 km / 12 mi
Tempo: 1h15 - 2h15
Desnível Acumulado: 285 m / 935 ft

Parceiros Oficiais