Seia

O Centro de BTT Seia Aldeias de Montanha é uma infraestrutura de animação permanente vocacionada para apoiar os praticantes de BTT e cicloturismo de montanha.
A adaptação da infraestrutura e marcação dos percursos contou o apoio do PROVERE By Nature, no contexto do QREN para a Região Centro. Este espaço, que foi inaugurado a 14 de maio está instalado na antiga escola primária de Santa Comba de Seia e disponibiliza balneários e estação de serviço para bicicletas (com máquina de lavagem e enchimento de pneus e mini-oficina), em regime de self-service.
A rede de percursos do Centro de BTT compreende um conjunto de quatro itinerários, que abrangem desde o sopé da serra até às zonas de maior altitude, com ligação ao Centro de BTT de Manteigas e à GR 22 - Grande Rota das Aldeias Históricas, também ciclável.
Esta rede de Caminhos de Montanha cicláveis, para além de respeitar os requisitos da Federação Portuguesa de Ciclismo, no que se refere aos diferentes graus de dificuldade, permite um contacto com a diversidade natural e cultural que tão bem diferencia este território de montanha.
Os percursos que agora se disponibilizam atravessam cenários bucólicos, onde as vinhas além de constituírem um elemento estruturante da paisagem, estabelecem a ligação entre a serra da Estrela e a cultura vinhateira do Dão, como é o exemplo da Rota da Vinhas. Também houve o cuidado de assegurar que os caminhos permitissem a passagem pelos campos que são o pasto das ovelhas Bordaleiras da serra, na Rota do Vale do Seia. E, porque a água está também na génese da instalação de um importante conjunto de centrais hidroelétricas, como não poderia deixar de ser um dos percursos conduz os praticantes às principais centrais que integram a “Cascata” da Estrela.
Por fim, e para os mais bem preparados fisicamente, recomenda-se um conjunto de itinerários que oferecem a possibilidade de fruição de algumas das zonas de maior altitude da serra, onde encontrarão não apenas uma paisagem mais agreste e acidentada, mas também alguns dos seus mais emblemáticos locais, como sejam as Penhas Douradas e o Vale do Rossim, respetivamente nos concelhos de Manteigas e Gouveia. 
Do Porto: Siga pela A1 a partir da Praça de Mouzinho de Albuquerque e R. de Gonçalo Sampaio4 min (2,4 km) Siga pela A1 e A25 para a N231 em São João de Lourosa. Tome a saída 18 na A251 h 7 min (121 km) Siga pela N231 para o seu destino em Guarda40 min (36,0 km)R. Domingos Gonçalves Santiago 76270-184 Santa Comba

De Lisboa: Siga pela E1 a partir da Av. Alm. Reis, Av. Alm. Gago Coutinho e Av. Cidade do Porto16 min (6,3 km) Siga pela A1 e IP3 para a N234 em Lapa do Lobo2 h 21 min (264 km) Siga pela R. da Escola e N231 para o seu destino em Guarda29 min (24,0 km)R. Domingos Gonçalves Santiago 76270-184 Santa Comba

De Faro: 
Siga pela A22 a partir da IC4 e N125-415 min (11,6 km) Siga pela A2, A13, A1 e IP3 para a N234 em Lapa do Lobo4 h 12 min (495 km) Siga pela R. da Escola e N231 para o seu destino em Guarda29 min (24,0 km)R. Domingos Gonçalves Santiago 76270-184 Santa Comba
  • Restaurante
  • Café
  • Percursos Pedestres
  • Balneários c/Banhos Gratuitos
  • Lavagem de Bicicletas Paga
  • Oficina Self-Service
166 Km trilhos sinalizados
4 Níveis de dificuldade
4 Percursos

Percursos

P21 - Rota das Vinhas
+
Percurso circular de muito baixa dificuldade que se desenvolve na envolvente da aldeia de Santa Comba proporcionando a travessia de bucólicas áreas de vinhas, olivais e pinhais
Distância: 8
Tempo: 1h - 1h30
Desnível Acumulado: 125
image
image
P22 - Rota do Vale do Seia
+
Percurso circular que acompanha as margens do rio Seia, passado por vários vestígios que remontam à idade Média, como sejam pontes e calçadas em bom estado de conservação. Percurso com vários pontos de apoio, quer pela passagem por inúmeras fontes, quer pela passagem junto a cafés e restaurantes.
Distância: 22
Tempo: 2h - 3h
Desnível Acumulado: 445
image
image
P23 - Rota das Centrais
+
Percurso circular de elevada dificuldade física e que se desenvolve em plena encosta da Serra da Estrela. Inclui a passagem por vias que proporcionam um amplo panorama sobre o Vale Médio do Mondego e a travessia por locais emblemático como a praia fluvial da Lapa dos Dinheiros e o lugar da Senhora do Desterro
Distância: 48,6
Tempo: 4h- 6h
Desnível Acumulado: 1490
image
image
P24 - Rota das Penhas Douradas
+
Percurso Circular que inclui a passagem por áreas de montanha situadas a altitudes próximas dos 1500m de que se salientam o Vale do Rossim e as Penhas Douradas. O circuito tem um grau de dificuldade muito elevado, mas de grande qualidade pelo tipo de trilhos e desafios proporcionados. A partir das Penhas Douradas faz a ligação ao percurso 15 do CBTT de Manteigas, permitindo a realização de uma grande rota que poderá ser percorrida em dois dias. No Sabugueiro e no Vale do Rossim existem boas possibilidades de apoio.
Distância: 47,5
Tempo: 4h - 6h
Desnível Acumulado: 1580
image
image