Baião

São quatro percursos com diferentes níveis de dificuldade e de extensão e totalizam mais de 123 quilómetros, abrindo caminho à exploração do concelho de Baião através do BTT (Bicicleta Todo o Terreno). Perspetiva-se ainda que em 2016 este espaço seja dotado de uma infraestrutura de apoio ao BTT que, para além de balneários, irá contemplar uma oficina de bicicletas e outros equipamentos.
O projeto já está implementado no terreno, no âmbito da candidatura "Rotas, Percursos e Paisagens Milenares". Para além de Baião, esta iniciativa envolveu os Municípios de Amarante, Celorico de Basto e Marco de Canaveses, organizados na Associação de Municípios do Baixo Tâmega, bem como a Dolmen - Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega, CRL.
Do Centro Hípico de Baião os percursos partem em sentidos diferentes, rumo às serras da Aboboreira, do Castelo de Matos e do Marão, num total de 123,7 quilómetros.
Os percursos de BTT apresentam um elevado interesse no âmbito do turismo e do lazer, permitindo a descoberta de uma interessante e alargada área geográfica de Baião, de uma forma integradora e harmoniosa com a natureza, o que permite contemplar e apreciar toda a sua beleza.
O desenho da rede dos quatro percursos abrange um conjunto alargado de pontos de interesse da região, permitindo assim várias ligações e combinações entre todos os percursos. Deste modo, cada utilizador pode definir o seu próprio itinerário e optar, com base nas indicações disponíveis, no seu nível físico e disponibilidade de tempo, por realizar um determinado percurso ou uma combinação de vários percursos, em condições de segurança.
  • Outras Actividades
  • Percursos Pedestres
  • Balneários c/Banhos Gratuitos
  • WC
  • Lavagem de Bicicletas Gratuita
  • Oficina Self-Service
124 Km trilhos sinalizados
4 Níveis de dificuldade
4 Percursos

Percursos

P11 - P11
+
Centro Hípico - Almofrela - Aboboreira
Distância: 9,74
Tempo: 1h - 1h30
Desnível Acumulado: 193
P12 - P12
+
Centro Hípico - Penaventosa - Vale Xadeiro - Capela da Sra. da Guia
Distância: 17,57
Tempo: 1h30 a 2h00
Desnível Acumulado: 598
P13 - P13
+
Centro Hípico - Vila de Baião - Estádio Municipal - Outoreça - rio Ovil - Chã de Arcas
Distância: 32,8
Tempo: 2h30 a 3h00
Desnível Acumulado: 1156
P14 - P14
+
Centro Hípico - Vila de Baião - Estádio Municipal - Outoreça - rio Ovil - Chã de Arcas - Fojo - Alcarias - rio Teixeira - Chã de Parada - Aboboreira - Almofrela
Distância: 63,6
Tempo: 4h00 a 5h00
Desnível Acumulado: 2779