Penacova

O Centro de BTT de Penacova informa que devido ao incêndio que deflagrou no passado dia 15, os PERCURSOS 12, 13, 15, 16,17, 18 e 19 se encontram encerrados para limpeza e colocação de sinalética até data a anunciar.
Os percursos 11 e 14 estão intactos e abertos para a prática da modalidade.

Penacova é um local propício para passeios encantadores.
A geografia do terreno permite que se realizem diversas atividades ligados ao Turismo e Desporto de Natureza.Em todo a vasta área do concelho, existem circuitos pedestres, trilhos de Trail Runinng e BTT, todos devidamente homologados e sinalizados, que permitem descobrir vários recantos naturais, sejam eles em espaços urbanos ou rurais.
 Poderá ainda, percorrer e descobrir “in loco” o palco da Batalha do Buçaco.Os caminhos em Penacova oferecem uma paisagem arrebatadora e cenários idílicos, capazes de fazer apaixonar qualquer amante da Natureza.
Constituído por 9 percursos, totalizando 340km, o Centro de BTT de Penacova percorre grande parte do concelho de Penacova.
  • Turismo Rural
  • Restaurante
  • Café
  • Aluguer Bicicletas
  • Guias de Passeios BTT
  • Outras Actividades
  • Parque de Campismo
  • Praia Fluvial
  • Percursos Pedestres
  • Balneários c/Banhos Gratuitos
  • WC
  • Lavagem de Bicicletas Gratuita
  • Oficina Self-Service
  • Wifi
340 Km trilhos sinalizados
4 Níveis de dificuldade
9 Percursos

Percursos

P11 - P11
+
Percurso em forma de raqueta, com início e fim comuns, acessível a todos os praticantes da modalidade. Todo o percurso desenvolve-se ao longo das margens do rio mondego, desfrutando de belíssimas paisagens, iniciando na margem esquerda do rio mondego, atravessa a ponte pedonal do açude da Carvoeira em direção ao parque de lazer da Rebordosa, regressando à mesma margem pela ponte de Louredo, com passagem na ponte romana da ribeira de Poiares.
Distância: 8,6
Tempo: 1h - 1h30
Desnível Acumulado: 75
image
P12 - P12
+
Percurso circular, acessível a todos os praticantes da modalidade. À semelhança do percurso P11, desenvolve-se nos caminhos florestais e single tracks paralelos ao rio Mondego, sendo inverso ao percurso 11 até a ponte pedonal do açude da Carvoeira, seguindo pela margem direita do rio Mondego, passando para a margem esquerda do rio Mondego através do acesso pedonal do Açude da Mini Hídrica, com vários pontos de interesse, fábrica de águas Caldas de Penacova, Livraria do Mondego, pista de pesca de Penacova, parque de Campismo Municipal de Penacova.
Distância: 20,6
Tempo: 1h30 a 2h00
Desnível Acumulado: 318
image
P13 - P13
+
Percurso circular, composto na sua maioria por single tracks, coincidente com o percurso 12 até ao Açude da Mini Hídrica, seguindo pela margem direita do rio Mondego até a Barragem do Coiço, passa para a margem oposta, por onde regressa ao ponto de partida, proporcionando um contacto único com a fauna e flora do rio Mondego.
Distância: 30,5
Tempo: 2h00 a 3h00
Desnível Acumulado: 500
image
P14 - P14
+
Percurso com início e fim comuns, com algum grau de exigência, que nos leva a conhecer por caminhos rurais e single tracks os moinhos de Vento do Roxo e Aveleira, as azenhas do parque de merendas da Aveleira e do Pisão de Lorvão, o Mosteiro de Lorvão e seus doces conventuais, seguindo pelo caminho do moleiro até a Fonte Santa de Chelo, desaguando nas margens do mondego, até ao ponto de partida.
Distância: 40
Tempo: 3h00 a 5h00
Desnível Acumulado: 1000
image
P15 - P15
+
Percurso circular, coincidente ao percurso 13 até a zona do Porto da Raiva e no seu final. É um percurso com interesses paisagísticos singulares envolventes do rio Alva, com destaque para as praias fluviais da Maria Delegada e Cornicovo, desenvolve-se em caminhos rurais e single tracks técnicos, mas muito divertidos.
Distância: 35
Tempo: 2h30 a 4h00
Desnível Acumulado: 680
image
P16 - P16
+
Percurso circular, de dificuldade moderada com início coincidente ao percurso 11 até a ponte Romana da Ribeira de Poiares, levando os praticantes da modalidade por trilhos rurais até ao núcleo de moinhos de Vento da Serra da Atalhada e ao single track com vista soberba sobre a Livraria do Mondego e Vila de Penacova.
Distância: 31,25
Tempo: 2h30 a 3h30
Desnível Acumulado: 666
image
P17 - P17
+
 Percurso circular, com início comum a outros percursos, exigente, aconselha-se boa preparação para o fazer, é caraterizado por caminhos florestais e single tracks em vales de grande beleza paisagística, percorrendo as margens da Barragem da Aguieira.
Distância: 65
Tempo: 3h00 a 5h00
Desnível Acumulado: 1300
image
P18 - P18
+
 Percurso circular com início e fim comum a outros percursos, aconselha-se boa preparação física para o percorrer, bastante divertido. Desenvolve-se num conjunto de single tracks e caminhos rurais ao longo de vales e serras como Gavinhos e Portela de Oliveira pertencentes a um dos maiores núcleos molinológicos do país.
Distância: 56,5
Tempo: 3h00 a 5h00
Desnível Acumulado: 1400
image
P19 - P19
+
Percurso com início e fim comum a outros percursos, exigente que se desenvolve por caminhos rurais e single tracks. Destacam-se como pontos de interesse as paisagens singulares do rio Alva e suas praias Fluviais, os moinhos de Água e o parque de merendas Ermidas de São Paio do Mondego.
Distância: 72
Tempo: 3h30 a 5h30
Desnível Acumulado: 1600
image