Valongo

 Serra da Santa Justa tem vindo nos últimos anos a atrair praticantes de várias modalidades do desporto aventura, como a BTT, o Trail Running, Espeleologia, Orientação e Parapente.
O centro de BTT de Valongo tem características ímpares devido à geografia do território. O centro tem como porta de entrada principal o pavilhão municipal nº2 de Campo e uma porta complementar de entrada junto ao Indoor Soccer de Sobrado. Desta forma os percursos desenvolvem-se na sua maioria nas Serras de Santa Justa, Serra de Pias, no Alto Saldanha e ainda na zona do Sobrado.
- Os pontos de Interesse turístico e desportivo
Como ponto de partida para o desenvolvimento deste centro de BTT, foi tida em consideração a malha de pontos de interesse turístico municipais e o seu cruzamento com o historial de prática de BTT existente no concelho. Como referido anteriormente
Sendo esta uma região onde e para além da já referida prática regular, existe um histórico de eventos e iniciativas desportivas com grande afluência, foi considerado que e em complemento à perspetiva turística e de atractividade, inerente a qualquer centro de BTT, este devia ser desenvolvido por forma a poder vir a servir de apoio aos referidos eventos e iniciativas.
Ter o concelho de Valongo como destino é fácil.Se chegar ao aeroporto Francisco Sá Carneiro ou ao Porto de Leixões (Matosinhos) pode, nestes locais, entrar no Metro e dirigir-se ao Porto. Depois, no centro desta cidade, é só apanhar um transporte público que o traga ao concelho de Valongo. Há carreiras rodoviárias para todas as localidades do concelho. Existem, igualmente, transportes regulares entre Matosinhos e o município de Valongo. De comboio, na linha do Minho, pode sair na estação de Ermesinde, e, na linha do Douro, desembarcar em Valongo. Pode sair também nos apeadeiros da Palmilheira e Travagem, em Ermesinde, Cabeda em Alfena, Susão em Valongo e S. Martinho em Campo. Tomar um táxi ou alugar um automóvel também pode ser uma alternativa. Se vem em veículo próprio pelo litoral, aceda através da A3, A4, ou A41. Se vem do interior aceda através da A4, A41 e A42. Chegado/a a Valongo instale-se numa das nossas unidades hoteleiras. Valongo e as suas gentes agradecem a sua visita!
  • Restaurante
  • Café
  • Guias de Passeios BTT
  • Outras Actividades
  • Percursos Pedestres
  • Balneários c/Banhos Gratuitos
  • WC
  • Lavagem de Bicicletas Paga
  • Oficina Self-Service
138 Km trilhos sinalizados
0 Níveis de dificuldade
0 Percursos

Percursos