Proença-a-Nova

Proença-a-Nova é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Castelo Branco, região Centro, sub-região do Pinhal Interior Sul e Diocese de Portalegre e Castelo Branco e sede de concelho, com cerca de 8 000 habitantes.

O Centro de BTT está instalado na Praia Fluvial da Fróia, 
encaixada num vale, na nascente da ribeira que lhe dá o nome, tendo no enquadramento paisagístico uma das mais-valias. Nas proximidades encontram-se as aldeias típicas de Pedreira e Oliveiras, onde dois artesãos trabalham ao vivo em xisto e verga. Moinhos recuperados, duas pequenas cascatas e extensos solários, com zona fluvial para os mais pequenos, contribuem para valorizar um espaço que além de condições naturais oferece uma zona de restauração com esplanada aberta todo o ano.

Das paisagens panorâmicas à passagem por aldeias típicas de xisto e recantos naturais a que o alcatrão não chega, não faltam razões e condições para a prática de BTT. São realizados regularmente eventos e provas dinamizados por associações locais, havendo também empresas de animação turística que oferecem soluções à medida de cada grupo ou visitante.
  • 274 670 000
  • geral@cm-proencanova.pt
  • 39°47'25.6"N 7°50'18.7"W
Apenas a 11km de Proença-a-Nova. No IC8, sair para Sobreira Formosa, na Ex-EN233 e seguir até ao centro da vila. Aí seguir placas até à praia fluvial (Fróia)
Verão: 9h00 - 19h00
Inverno: 9h00 - 17h00
  • Restaurante
  • Café
  • Outras Actividades
  • Praia Fluvial
  • Balneários c/Banhos Gratuitos
  • WC
  • Lavagem de Bicicletas Paga
  • Oficina Self-Service
138 Km trilhos sinalizados
4 Níveis de dificuldade
4 Percursos

Percursos

P31
+
Percurso circular com início e fim no Centro de BTT. O trilho contorna as margens da Ribeira da Fróia e passa na aldeia da Pedreira, Fróia e das Oliveiras. É o percurso mais fácil do centro, acessível a todos os praticantes da modalidade.
Distância: 6,8 kms
Tempo: 45 min / 2h
Desnível Acumulado: 164 m
image
P32
+
Percurso circular com início e fim no centro de BTT. O trilho contorna as margens da Ribeira da Fróia e passa nas aldeias da Pedreira e Sobreira Formosa. O percurso descreve um oito permitindo assim mais opções. Continua depois em direção à Aldeia do Xisto da Figueira. Passa ainda por Pereiro e Oliveiras. Percurso moderado, excelente para quem se está a iniciar na modalidade do BTT.
Distância: 19,3 kms
Tempo: 2 h a 3 h
Desnível Acumulado: 517 m
image
image
P33
+
Percurso circular com início e fim no Centro de BTT. Passa em Pena Falcão, Giesteiras Cimeiras, Figueira, Pereiro, Ripanço, Marcelino, Fróia e Oliveiras. O trilho acompanha a ribeira de Pena Falcão e de seguida a ribeira chão do Galego. Passa pela ribeira da Fróia e apanha a ribeira da Figueira. É um percurso difícil, mas compensado pela companhia permanente da água.
Distância: 32,3 kms
Tempo: 4h a 6h
Desnível Acumulado: 847 m
image
image
P34
+
Percurso circular com início e fim no Centro de BTT. Passa em Pena Falcão, Alvito da Beira, Cerejeira, Casal da Ribeira, Carregais, Chão do Galego, Giesteiras Cimeiras, Figueira, Vale de Urso, Proença-a-Nova, Amoreira, Casalinho, Atalaia, Pucariço, Porteleiros, Pedreira, Fróia e Oliveiras. O trilho passa por vários pontos de interesse, tais como as praias fluviais da Fróia, Alvito da Beira, Cerejeira. As Portas do Almourão são um dos pontos marcantes do percurso, podendo pedalar na companhia dos grifos residentes. Vales e ribeiras cheias de vida e cor é o que nos revela este percurso espetacular. Percurso muito difícil, aconselha-se uma boa preparação física.
Distância: 79,3 kms
Tempo: 5h a 8h
Desnível Acumulado: 2324 m
image
image