Alcanena

O Centro de BTT de Alcanena – Nascentes do Alviela, fica situado na Praia Fluvial dos Olhos D’Água junto ao Centro de Ciência Viva – Carsoscópio, em área protegida do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e num dos locais mais emblemáticos do nosso Concelho.
A beleza natural aliada às infraestruturas de apoio e à oferta de atividades, tornam a Praia Fluvial num polo de atração tanto para banhistas, como para todos os amantes dos desportos de natureza e suas famílias.
O Centro de BTT é constituído por 5 circuitos devidamente sinalizados e planeados de forma a criar 4 níveis de dificuldade distintos. São 192 km de puro prazer ao dispor de todos os que nos visitam, desde os mais novos ou iniciantes nesta modalidade, até aos mais experientes e ousados.
Os percursos são muito diversificados, desde as zonas ribeirinhas onde é mais fácil rolar por caminhos rurais junto às margens do Rio Alviela, até às zonas mais altas por onde se sobe em trilhos ladeados por muros de pedra e passagens mais técnicas. Em plena área protegida do PNSAC, podemos contemplar os fenómenos geológicos, a fauna e a flora em miradouros naturais que proporcionam, momentos de grande beleza e descontração enquanto se descansa e disfruta da fantástica paisagem. Tudo isto é cativante, mas são sem dúvida os inúmeros single-tracks e as descidas mais técnicas, os fatores X deste Centro.
No que respeita às estruturas de apoio estamos muito bem apetrechados, colocando à disposição dos praticantes um painel informativo, wc’s, balneários e zona de reparação e
lavagem de bicicletas. Existe ainda no local um restaurante e a possibilidade de ficar alojado, quer em tenda ou em bungalows no Parque de Campismo da Praia Fluvial dos Olhos D’Água, quer em camaratas no Centro de Ciência Viva – Carsoscópio.
Para os mais ousados, a proximidade com o Centro de BTT da Batalha e com o Centro de BTT de Serro Ventoso (ainda em projeto), proporciona outros desafios, inclusive projetos de vários dias em circuito.
Todos os que visitam este espaço, constatam que há mais para além do BTT. Os que trazem a família, percebem que a Praia Fluvial tem muito para lhes oferecer: Zona balnear, wc´s, mesas de piquenique e assadores, parque infantil, campo de jogos de areia, 3 Percursos de Orientação permanentes, percursos interpretativos em road-book, 2 percursos pedestres homologados com início na Praia Fluvial (11 no total, distribuídos por todo o Concelho), um circuito de manutenção composto por pista de corrida e zona de reforço muscular e a possibilidade de visitar o Centro de Ciência Viva – Carsoscópio.
Fica o convite, estamos à vossa espera!

http://cm-alcanena.pt/index.php/pt/visitar-2/oquefazer/fazerrotasepercursos#centro-de-btt-de-alcanen...

Outros Locais de Interesse / a visitar
Rede Municipal de Percursos Pedestres

PR1 – Olhos D’Água do Alviela (Praia Fluvial dos Olhos D’Água)
PR2 – Rota dos Bernardos (Espinheiro)
PR3 – Rota das Fontes Naturais (Bugalhos)
PR4 – Rota dos Ferreiros (Malhou)
PR5 – Rota dos Frades (Serra de Santo António)
PR6 – Rota dos Arrifes (Casais da Moreta – Monsanto)
PR7 – Rota dos Moinhos (Monsanto)
PR8 – Entre o Aqueduto e o Alviela (Praia Fluvial dos Olhos D’Água)
PR9 – Rota da Arcada (Louriceira)
PR10 – Rota de Minde (Minde)
PR11 – Rota de Santa Marta (Moitas Venda)
Percursos de Orientação em Permanência (Praia Fluvial dos Olhos D’Água)
Pelo Ciclo da Água (aconselhado a menores de 10 anos)
À Descoberta dos Morcegos (aconselhado para idades entre os 10 e os 14 anos)
A Geologia do PNSAC (aconselhado para maiores de 15 anos)
Percurso Pedestre Interpretativo em Road Book
– Na Rota dos Moinhos (Praia Fluvial dos Olhos D’Água)
Circuito de Manutenção (Praia Fluvial dos Olhos D’Água)
Pista de Corrida
Zona de reforço muscular
Centro de Ciência Viva
Carsoscópio (Praia Fluvial dos Olhos D’Água)
Museu Etnográfico do Espinheiro (Espinheiro) por marcação
Museu da Aguarela, Roque Gameiro (Minde)
Museu da Boneca (Alcanena)

De Sul ou de Norte - Pela A1 (autoestrada do Norte), saída Nº7 ao Km 94 (A23 - Torres Novas - Abrantes - Castelo Branco). Após a Portagem sair na 1ª saída (Zibreira - Alcanena - Minde) e seguir as indicações para Alcanena. Já na Vila, seguir a Sinalização que indica Praia Fluvial ou Centro de Ciência Viva.De Oeste - Chegados a Rio Maior, seguir pela N361 no sentido - Alcanena. Já na Vila seguir a Sinalização que indica Praia Fluvial ou Centro de Ciência Viva.
De Este - Pela A23 (autoestrada da Beira Interior), saída Nº1 ao Km 1 (Zibreira - Alcanena - Minde) e seguir as indicações para Alcanena. Já na Vila, seguir a Sinalização que indica Praia Fluvial ou Centro de Ciência Viva.
Verão – 9H00 às 19H00
Inverno – 10H00 às 18h00
DDHS – Desporto e Tempos Livres – 939 091 376 / 249 889 112
Divisão de Divisão, Cultura e Valorização do Património – 249 101 362
  • Bungalows
  • Restaurante
  • Café
  • Outras Actividades
  • Parque de Campismo
  • Praia Fluvial
  • Percursos Pedestres
  • Centro de Estágios
  • Balneários c/Banhos Gratuitos
  • WC
  • Lavagem de Bicicletas Paga
  • Oficina Self-Service
200 Km trilhos sinalizados
4 Níveis de dificuldade
5 Percursos

Percursos

P21 - Percurso da Nascente do Alviela
+
Este circuito pretende promover os recursos naturais e agrícolas da zona envolvente das Nascentes dos Olhos de Água do Alviela. O circuito tem início junto ao Centro de BTT, segue o rio pelo Aqueduto do Alviela, passando junto à Quinta do Alviela, percorrendo uma extensa área de campos agrícolas, predominantemente ocupados por culturas cerealíferas, seguindo até à ciclovia, regressando por esta via à Praia Fluvial dos Olhos D’Água.
Distância: 7 kms
Tempo: 1h
Desnível Acumulado: 85m
image
P22 - Percurso da Quinta do Alviela
+
Este circuito pretende promover os recursos naturais e agrícolas da zona envolvente das Nascentes dos Olhos de Água do Alviela. O circuito tem início junto ao Centro de BTT, segue o rio pelo Aqueduto do Alviela, atravessa a ponte da Ferreira e segue até ao lugar da Raposeira. Passa por vários campos de cultivo, até chegar a Monsanto, onde se podem apreciar algumas formações cársicas características desta região serrana, regressando à Praia Fluvial dos Olhos de Água.
Distância: 17,5 kms
Tempo: 1h30 a 2h30
Desnível Acumulado: 280m
image
P23 - Percurso da Charneca
+
Este percurso explora essencialmente a zona sul do concelho de Alcanena, passando por pequenos aglomerados populacionais de dimensão variável, como sendo Espinheiro, Malhou, Louriceira e Bugalhos, onde imperam as culturas de tipo mediterrânico como o olival e o figueiral, algumas culturas cerealíferas e pastagem natural, que convivem com pequenas manchas florestais constituídas por povoamentos de pinheiro e eucalipto cobrindo colinas e encostas areníticas e calcárias. Quanto aos trilhos, estes variam entre estradões nas zonas rurais e alguns single-tacks de elevada beleza.
Distância: 43 kms
Tempo: 3h a 4h
Desnível Acumulado: 730m
image
P24 - Percurso da Serra
+
Este percurso explora essencialmente a zona serrana a norte das Nascentes dos Olhos de Água do Alviela, caracterizada por matagais, extensos olivais dispersos por pastagens delimitadas pelos muros de pedra seca. Passa pelos Arrifes, zonas de descontinuidade geomorfológica que separam a zona serrana da zona de charneca, que caracteriza grande parte do território do concelho de Alcanena, composta por extensas áreas de olival e figueiral, resquícios da atividade agrícola outrora abundante.
Distância: 46,5 kms
Tempo: 4h a 6h
Desnível Acumulado: 930m
image
P25 - Entre o Rio e a Serra
+
Este percurso, de maior extensão que os restantes da rede, abrange grande parte do território do concelho e localidades limítrofes.Com passagem pelo Planalto de Santo António, onde se podem observar as paisagens típicas da zona serrana, desce até ao Polje de Minde, um local de características únicas no país, classificado como Sítio Ramsar. Daqui parte em direção à Serra D’Aire, outra unidade geológica de referência na região, descendo depois por entre trilhos rasgados nos matagais, até aos Arrifes, seguindo o trajeto da água, até aos vales de aluvião de Bugalhos e Vaqueiros, regressando por entre eles à zona envolvente da Nascente do Rio Alviela, onde termina.
Distância: 86kms
Tempo: 7 a 9h
Desnível Acumulado: 1600m
image

Parceiros Oficiais