Mondim de Basto

A grande riqueza do concelho de Mondim de Basto reside na enorme diversidade de atractivos que tem para oferecer. Nesta viagem que lhe propomos, não podíamos deixar de destacar, em primeiro lugar, a Nossa Senhora da Graça com todas as suas valências e encantos e o Parque Natural do Alvão, onde pontificam as espectaculares Fisgas de Ermelo, dignos representantes do nosso património cultural, histórico e ambiental.Continue viagem porque há mais motivos aliciantes:Rios de sonho, paisagens deslumbrantes, levadas de água límpida, cascatas e riachos, recantos escondidos, água, muita água e uma infindável mancha florestal. A natureza em todo o seu esplendor! Igrejas e capelas românicas, solares imponentes, brasões, ruas velhas, caminhos e trilhos, pontes e vias medievais, castros e menhires, relógios de sol, pelourinhos e cruzeiros, num absorvente passeio pela história e pela tradição.As surpresas ainda não ficam por aqui:Aldeias perdidas no horizonte, casas e varandas transmontanas, sardinheiras e craveiros pendurados nas janelas, montanhas a tocarem os céus, vinhas de enforcado, cestas e escadas de vindimas, adegas e lagares, carros de bois a chiar, campos de milho, eiras e espigueiros, desfolhadas, azenhas, bovinos da raça maronesa, rebanhos e pastores, lavadouros, fontes, teares do linho, gente de trabalho, muita gente, a ruralidade como valor primordial!
Mondim de Basto é um concelho de transição entre o Minho e Trás-os-Montes, tem uma área de 172 Km2 que engloba 6 freguesias: ATEI, BILHÓ, a UNIÃO DAS FREGUESIAS de ERMELO e PARDELHAS, MONDIM, a UNIÃO DAS FREGUESIAS de CAMPANHÓ e PARADANÇA e VILAR DE FERREIROS e tem uma população residente de cerca de 7.500 habitantes .É uma terra com história, rica em valores naturais e que tem no monte da Sr.ª da Graça e no Parque Natural do Alvão as suas evidências paisagísticas mais marcantes. Território ainda marcadamente rural, propício à prática de diversas atividades ao ar livre, a vila de Mondim de Basto, sede do concelho, dista 48 Kms (ER304) ou 37 Kms (EM 1191) de Vila Real, 55 Kms de Guimarães, 32 Kms de Amarante e 90 Kms do Porto.
O Centro de BTT de Mondim de Basto tem as suas instalações na antiga Casa Florestal, situada na base da mítica subida da Senhora da Graça. Apresenta uma estação de serviço para bicicletas com lavagem, ar e ferramentas, balneários e casas de banho. Além destes serviços, existe a possibilidade de pernoitar nas instalações.
A rede de percursos é constituída por quatro percursos, interligados entre si de modo a permitir ao visitante ter um número elevado de combinações de percursos a realizar consoante o nível de dificuldade e duração da visita. Os percursos verde e azul encontram-se devidamente sinalizados no terreno. Os percursos vermelho e preto estão disponíveis apenas por gps.
  • Bungalows
  • Turismo Rural
  • Restaurante
  • Café
  • Aluguer de GPS
  • Guias de Passeios BTT
  • Outras Actividades
  • Percursos Pedestres
  • Centro de Estágios
  • Balneários c/Banhos Pagos
  • WC
  • Lavagem de Bicicletas Paga
  • Oficina Self-Service
  • Free Wifi
154 Km trilhos sinalizados
4 Níveis de dificuldade
4 Percursos

Percursos

P11 - Verde
+
A rede de percursos é constituída por quatro percursos, interligados entre si de modo a permitir ao visitante ter um número elevado de combinações de percursos a realizar consoante o nível de dificuldade e duração da visita. Os percursos verde e azul encontram-se devidamente sinalizados no terreno. Os percursos vermelho e preto estão disponíveis apenas por gps.
Distância: 7.69
Tempo: Aproximadamente 1h a 1h30
Desnível Acumulado: 182
image
P12 - Azul
+
Percurso circular com início e final no Centro de BTT. Percurso moderado, excelente para quem se está a iniciar na modalidade do BTT. Percorre a encosta Norte da Senhora da Graça, subindo-a em direção à Aldeia de Carvalhais por asfalto. Na sua secção mais alta, e em direção Senhora da Graça, o percurso presenteia-nos com excelentes vistas e paisagens deslumbrantes.
Distância: 21.33
Tempo: Aproximadamente 2h a 2h30
Desnível Acumulado: 620
image
P13 - Vermelho
+
Percurso circular com início e fim no Centro de BTT. É um percurso difícil que sobe à Senhora da Graça. Segue depois para Travassos, Bilhó, Vila Chã e Fojo (Fisgas do Ermelo), já em pleno Parque Natural do Alvão. Passa ainda por Mondim de Basto e, antes de regressar ao Centro de BTT, passa junto do rio Tâmega.
Distância: 47.89
Tempo: Aproximadamente 2h30 a 3h30
Desnível Acumulado: 1272
image
P14 - Preto
+
Percurso circular com início e fim no Centro de BTT. Percurso muito difícil, com grandes paisagens e trilhos. Aconselha-se uma boa preparação física. Acompanha o percurso vermelho na subida à Senhora da Graça, seguindo depois em direção a Covelo, Bobal, Pioledo, Varzigueto, Fervença, Ermelo e Fojo. Segue depois em direção ao rio Olo, Paradança e Mondim de Basto onde se junta novamente ao percurso vermelho.
Distância: 74.70
Tempo: Aproximadamente 4h a 5h30
Desnível Acumulado: 2225
image